A glutamina é o aminoácido livre presente no plasma e no tecido muscular (Aminoácidos são as unidades fundamentais de toda proteína). Esta envolvida em diferentes funções como:
* Proliferação e desenvolvimento de celular (estimula o crescimento principalmente da mucosa intestinal, e ajuda na cicatrização),
* Transporte de amônia entre os tecidos, auxilia na gliconeogenese (nova formação de glicose-açúcar, para energia das células),
* Tem participação no sistema antioxidante (precursor da glutatiano, potente detoxificante),
* É um regulador proteico da proteólise muscular (proteólise=quebra de proteína), por isso pode ajudar a prevenir a perda de proteínas do músculo * Tem efeito imunomodulador ao aumentar os níveis de IL-10 e a função dos linfócitos (que são células de defesa do nosso organismo), por isso auxilia muito no tratamento de doenças alérgicas como rinite, etc.

Deixe uma resposta

Dra. Ananda Soares

Dra. Ananda Soares é especialista em otorrinolaringologia pela Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial. Também é especializada em Rinologia, Cirurgia Vídeoendoscópica dos Seios da Face e Otorrinopediatria.